Muitos acreditam que para alcançar a hipertrofia muscular, basta pegar pesado na musculação. No entanto, para obter um crescimento muscular significativo e natural, é necessária a união de diversos fatores. A combinação de uma dieta específica, suplementação, rotina de treino e descanso, é essencial.

Vale destacar que antes de dar início ao processo de hipertrofia muscular, é recomendável procurar ajuda de um profissional de educação física, para que o mesmo indique e acompanhe o seu treinamento. 

A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível. Dessa forma, o músculo pode voltar ao tamanho normal, caso o esforço e exercícios físicos cessem.

E aí vem a dúvida: Quais exercícios para ganhar massa muscular? Existem diversos tipos de treinos para desenvolver a hipertrofia muscular. Entre os mais conhecidos, estão o treino pirâmide e o drop set. Quando realizados de maneira correta, ambos potencializam as condições para o ganho de massa muscular.