Sacroileíte: Tudo sobre a Inflamação da Articulação Sacroilíaca

Quando um atleta apresenta dores nas costas ou no quadril, uma das possíveis causas é a sacroileíte, que consiste na disfunção na articulação entre o sacro e o ílio. As causas da sacroileíte podem estar relacionadas a processos inflamatórios imunológicos ou a sobrecargas na coluna lombar, como ocorre durante a gestação devido ao alongamento forçado da articulação sacroilíaca. Além disso, acidentes, traumas e desgaste ao longo dos anos podem levar ao desenvolvimento de alterações degenerativas na articulação, como a osteoartrose.

Quais são os principais sinais e sintomas da sacroileíte?

O paciente com sacroileíte costuma apresentar dor lombar ou dor na região das nádegas, que pode se irradiar para as pernas (coxas, panturrilhas ou região inguinal). Geralmente, é uma dor aguda em pontada, mais comum de forma unilateral na pelve ou na região lombar e cóccix. A dor pode piorar ao realizar mudanças de direção ou ao permanecer por longos períodos na mesma posição.

Alguns movimentos do dia a dia que podem ser afetados pela sacroileíte incluem:

  • Subir e descer escadas;
  • Movimentar-se após um tempo parado (como ao levantar da cama);
  • Caminhar ou correr;
  • Carregar objetos pesados.

Como a sacroileíte pode afetar o rendimento esportivo?

Em atletas de alta performance, fatores como quedas repetidas sobre um dos lados do quadril, hipermobilidade do quadril, desequilíbrios musculares e carga excessiva de treinamento podem comprometer o desempenho esportivo e estar associados ao desenvolvimento da sacroileíte.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da sacroileíte pode ser um desafio para o Médico do Esporte, pois os sintomas podem se confundir com outras condições musculoesqueléticas. No exame físico, manobras específicas ajudam a direcionar a hipótese diagnóstica, e exames de imagem, como radiografias, tomografias e ressonância magnética, são essenciais para a confirmação.

Como funciona o tratamento?

A primeira abordagem geralmente envolve a redução da carga de treinamento. Em alguns casos, é necessário interromper temporariamente os treinos até que a dor esteja controlada. O tratamento medicamentoso com analgésicos e anti-inflamatórios costuma ser utilizado na fase inicial. Além disso, a fisioterapia desempenha um papel fundamental na recuperação. Algumas estratégias incluem:

  • Ajustes biomecânicos no gesto esportivo (corrida, ciclismo, natação);
  • Exercícios de fortalecimento, especialmente do core;
  • Alongamentos e técnicas de flexibilidade para músculos como os flexores de quadril e a musculatura lombar;
  • Terapia manual para liberação miofascial e mobilização articular.

Em casos mais graves ou resistentes ao tratamento convencional, pode-se considerar intervenções como infiltrações, especialmente em pacientes com doenças reumatológicas associadas.

O diferencial da abordagem do Médico do Esporte

O diferencial do Médico do Esporte não está apenas no tratamento da sacroileíte, mas na busca pela causa do problema para evitar recorrências. A abordagem inclui uma avaliação multidisciplinar com fisioterapeutas, educadores físicos e biomecânicos para entender se há fatores no gesto esportivo do paciente que contribuem para o surgimento da condição.

Testes como avaliação de pisada, análise biomecânica e exames funcionais podem ser necessários para detectar desequilíbrios musculares e definir a melhor estratégia de tratamento e prevenção. O objetivo principal é permitir que o paciente continue praticando suas atividades esportivas sem dor e sem comprometer sua qualidade de vida.

Referências:

Peebles R, Jonas CE. Sacroiliac Joint Dysfunction in the Athlete: Diagnosis and Management. Curr Sports Med Rep. 2017 Sep/Oct;16(5):336-342. doi: 10.1249/JSR.0000000000000410. PMID: 28902756.

Baronio M, Sadia H, Paolacci S, Prestamburgo D, Miotti D, Guardamagna VA, Natalini G, Bertelli M. Etiopathogenesis of sacroiliitis: implications for assessment and management. Korean J Pain. 2020 Oct 1;33(4):294-304. doi: 10.3344/kjp.2020.33.4.294. PMID: 32989194; PMCID: PMC7532300.

Buchanan BK, Varacallo M. Sacroiliitis. 2022 Sep 4. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 28846269.